Representantes da empresa BRATAC que atua há mais de 70 anos no segmento de fiação de seda natural, com sede em Bastos e Londrina, visitaram Dracena na semana passada. O gerente de matéria-prima Evandro Kasama e o agente sericicula Ademir Esteves e também o médico veterinário Alessandro Antônio se reuniram com o prefeito André Lemos, no gabinete municipal sexta-feira, 11. Participaram da reunião também o secretário de Agricultura Marcos Antônio da Cruz e o engenheiro agrônomo da Prefeitura Jairo Correa.
O assunto em pauta teve por objetivo iniciar parceria intermediada pelo município com pequenos agricultores e a empresa especializada em seda.
O prefeito André Lemos informa que a intenção é oferecer mais um uma opção para os pequenos produtores da cidade, e desta forma gerando empregos também.
A BRATAC, empresa 100% brasileira, participa ativamente de todas as etapas da criação do bicho da seda (Bombyx mori) e depois, dentro de seu complexo industrial, cuida de todos os detalhes que garantem a melhor qualidade do fio.
Conforme a empresa, os sericicultores parceiros da BRATAC, produzem os casulos do bicho da seda apoiados em uma sólida estrutura técnica que lhes garante rentabilidade na produção. Além da assistência técnica, a empresa disponibiliza os insumos necessários para boa prática da criação, assim como mudas de amoreiras, cujas folhas são utilizadas para a alimentação das larvas.
Os produtores contam com o acompanhamento durante todo o processo de produção dos casulos, que são entregues a um dos Depósitos ou Entrepostos de recebimentos instalados pela empresa próximos aos barracões de criação do bicho da seda.
A Fiação de Seda BRATAC é atualmente a única empresa nacional produtora de fios de seda. Destaca-se pela qualidade de seus produtos que alcançam reconhecimento nos melhores mercados consumidores de fios de seda, tais como Europa, Japão e EUA.
O prefeito André Lemos informa que agricultores que tiverem interesse no assunto podem entrar em contato com a diretora de Agricultura Márcia Freitas, através da Casa da Agricultura, através do telefone (18) 3821-3250.