23 DEZ 2021
INAUGURAÇÕES
GOVERNADOR EM EXERCÍCIO RODRIGO GARCIA FARÁ DESCERRAMENTO DA PLACA DO “CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO PEDRO PIETRUCCI”
Pedro Pietrucci foi um dos primeiros servidores municipais da Prefeitura de Dracena
Nesta quinta-feira, 23/12, durante a entrega do Conjunto Habitacional ‘Florindo Tabacchi’, ocorrerá o descerramento da placa inaugural do Centro de Convivência do Idoso (CCI), pelo governador em exercício Rodrigo Garcia e comitiva estadual. O CCI está localizado à Rua Pedro Claudino de Souza, no Parque do Bosque, Jardim Brasilândia, e leva a denominação “Centro de Convivência do Idoso Pedro Pietrucci”.
A iniciativa da homenagem é da Câmara Municipal, cujo projeto foi apresentado pelos vereadores Rodrigo Parra, Rodrigo Castilho, Célio Ferregutti, Sara Scarabelli, Victor Palhares e Maria Mateus. O ex-vereador Pedro Trabuco tinha registrado anteriormente a intenção de propor a homenagem.

QUEM FOI PEDRO PIETRUCCI
Pedro Pietrucci nasceu em Cedral/SP no dia 29 de junho de 1922 (Dia de São Pedro). Membro de uma família com mais 12 irmãos, passou a infância na região de Birigui e depois mudou-se para Tupã, onde conheceu Írio Spinardi, fundador de Dracena.
Pedro Pietrucci chegou na Cidade Milagre em 1949 e foi um dos primeiros servidores municipais juntamente com José Colucci. Lembrando que Dracena tornou-se município também em 1949.
Pedro conheceu a professora Maria Ribeiro em 1950, com quem casou em 8 de fevereiro de 1952. Maria foi professora na Escola João Vendramini por 50 anos e atuou na Paróquia Nossa Senhora Aparecida. O casal teve os filhos Maria Antonia Pietrucci Gonzalez, Marco Antonio, Maria Áurea Buzatto e Marco Aurélio.
Em 7 de setembro de 1972, Pedro Pietrucci vestiu-se de Dom Pedro I no desfile cívico das escolas.
Ele ainda fez o curso de Técnico em Contabilidade na Escola Técnica de Comércio em 1967. Em 1968, assumiu a diretoria da cooperativa dos servidores municipais. De 1971 a 1981 foi o chefe da merenda escolar, inclusive da região e ocupou cargos como lançador e caixa. Sua aposentadoria na Prefeitura ocorreu em 1981 depois de mais de 30 anos de exercício.
Entre 1983 e 1994, Pedro exerceu a função de perito judicial da Comarca de Dracena. De 1994 a 2001 dedicou-se voluntariamente a cuidar de doentes na Santa Casa e na Casa dos Velhos, indo aos locais aos sábados ajudar no banho, corte de cabelos e unhas e para companhia e bate-papo com os pacientes e internos. Pedro faleceu em 26 de maio de 2001. A professora Maria faleceu em 6 de abril de 2007.
Os familiares agradecem a homenagem e pontuaram: “Foi um homem maravilhoso, do qual nos orgulhamos muito em ser seus filhos”. (Com informações enviadas pela família do homenageado)