14 SET 2021
EDUCAÇÃO
PROFESSORAS FORMADORAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PARTICIPAM DE FORMAÇÃO DA DIRETORIA DE ENSINO
As professoras formadoras da Secretaria Municipal de Educação de Dracena, Arlete Cristina Motovani Ziliani e Lucicarla Foratto Monte, participaram hoje (14/09) de formação pedagógica na Diretoria de Ensino – Região de Adamantina.
O encontro “Letramento Matemático, os marcos de desenvolvimento e o Saeb”, foi ministrado pelas Professoras Coordenadoras de Núcleo Pedagógico da DE, Ana Laura Pellison de Campos Ferrari e Adriana Bortolo de Araújo, e teve a presença da Supervisora de Ensino Regina Aparecida Padilha Monchinatto Bolzan.
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Governo Federal, e trata-se de aplicações de avaliações com foco em língua portuguesa e matemática voltada às escolas públicas, destinado aos 5º e 9º Anos do Ensino Fundamental e 3ª e 4ª Séries do Ensino.
No ano de 2021, o 2º Ano do Ensino Fundamental será avaliado de forma amostral. Também será aplicada avaliação amostral para as áreas de ciências humanas e ciências da natureza, aos alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental.
A Secretária de Educação Juliana Corrêa Pereira da Silva destaca que “a avaliação é uma questão essencial no contexto escolar, sendo a avaliação formativa de extrema importância ao processo de ensino e aprendizagem, contudo, as avaliações externas fazem parte do processo por apresentarem dados que podem contribuir aos diagnósticos da rede”.