27 JUL 2021
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSISTÊNCIA SOCIAL JUNTO AO ALBERGUE MUNICIPAL NOTURNO TRAÇA AÇÃO PARA OFERECER SERVIÇO NESTA ONDA DE INTENSO FRIO ANUNCIADA
O objetivo é atender pessoas em situação de rua que quiserem se recolher no Albergue e não enfrentarem as temperaturas tão baixas
A Secretaria de Assistência Social junto ao Albergue Municipal Noturno agiliza ações alinhando as equipes para atender o público em situação de vulnerabilidade social nestes dias de intenso frio. A previsão meteorológica anuncia para os próximos dias, na cidade temperaturas bem abaixo dos 10°C.
O Albergue Municipal tem capacidade para oferecer o atendimento necessário. A Assistência já vem desenvolvendo o mapeamento no município e cadastros de pessoas que necessitam. “Estaremos oferecendo roupas, alimentos, produtos de higiene neste período, com horários certinhos. Aos sábados e domingos, não funciona, porém dependendo a demanda irá atender”, explica a secretária de Assistência Social e primeira-dama do município Bianca Lemos.
Ela informou que a diretoria da Associação Assistencial Boas Novas, AABN, pontuou que muitos que permanecem na rua habitualmente, geralmente têm famílias, e em determinadas situações vão para suas casas. “Dracena tem uma característica diferente dos grandes centros, existem cidades que abrigam esses moradores de rua em escolas, ginásios, mas precisamos fazer o que a nossa demanda exige”, explicou.
Matheus Daminelli Martins, psicólogo e conselheiro da Associação Assistencial Boas Novas que é responsável por administrar o Albergue. “Somos uma ONG que atende moradores em situação de rua e transeuntes que passam pela nossa cidade e temos toda capacidade para enfrentamento desse frio que está previsto para ocorrer”, afirmou Matheus.
Ele falou que a partir desta quarta-feira, 28/07, o Albergue estará com a sua estrutura ampliada para receber o público que necessitar, oferecendo roupas; cobertores; jantar e café da manhã; local para eles se alimentarem e pernoitarem, além de toda equipe com assistente social e cuidador. “Neste final de semana atenderemos, devido à previsão do frio intenso”.
Rafael Gomes Gonçalves, cuidador social e integrante da Associação Boas Novas informou que a ONG administra o Albergue desde 2011 e nestes 10 anos nunca houve uma capacidade maior do que a estrutura permite no local, com relação ao público. “Acredito que mesmo com esse frio mais intenso conseguiremos atender a todos que nos procurarem suprindo as necessidades”.
A secretária Bianca comunica que ainda nesta semana, as equipes do Albergue e do CREAS estarão fazendo a busca ativa das pessoas em condições de ruas, no período da noite, ofertando o serviço do Albergue. “Por outro lado, deixamos claro que não podemos obrigar a força ninguém a ir ao Albergue, sabemos que há casos de recusa. Estamos fazendo tudo que podemos, mas sem obrigá-los.”
SERVIÇO
Albergue Municipal Noturno – Rua Martin Afonso, 1412. Atendimento das 18h às 22h para receber o público.