23 JUL 2021
PREFEITO ANDRÉ LEMOS ANUNCIA AMPLIAÇÃO DO SERVIÇO DE ESF EM DRACENA
Atualmente segundo a Secretaria de Saúde, atende um total de 17.596 cadastros, e em breve passará a oferecer o serviço a mais 12 mil pessoas, atingindo um público de cerca de 30 mil cidadãos no município
A administração municipal, por meio da Secretaria de Saúde anuncia uma boa notícia esta semana com relação à ampliação do serviço de Estratégia Saúde da Família (ESF) na cidade. Dracena conta com cinco ESFs que atendem um total de 17.596 cadastros atualmente e, em breve passará a oferecer mais três ESFs visando atender em torno de 12 mil pessoas cadastradas. A informação foi transmitida pelo prefeito André Lemos e a secretária de Saúde Cláudia Luginick na quinta-feira, 23, quando do recebimento da portaria n° 45, de 20 de julho de 2021, publicada no Diário Oficial Imprensa Nacional n° 136 – DOU 21/07/21 – seção 1 – p. 385.
A Estratégia Saúde da Família (ESF) é o modelo assistencial da Atenção Básica, que se fundamenta no trabalho de equipes multiprofissionais em um território adstrito e desenvolve ações de saúde a partir do conhecimento da realidade local e das necessidades de sua população. O modelo da ESF busca favorecer a aproximação da unidade de saúde das famílias; promover o acesso aos serviços, possibilitar o estabelecimento de vínculos entre a equipe e os usuários, a continuidade do cuidado e aumentar, por meio da corresponsabilização da atenção, a capacidade de resolutividade dos problemas de saúde mais comuns, produzindo maior impacto na situação de saúde local.
Sabendo dos benefícios de melhorar a Atenção Básica do município de Dracena, o prefeito André Lemos junto à Secretaria de Saúde, tem o objetivo de ampliar as ESFs, com a excelente notícia que já nos primeiros meses de sua gestão foram credenciados 3 ESFs pela portaria n° 45.
A secretária Cláudia cita que além dos novos ESFs credenciados, o Jardim Santa Clara contará com duas unidades de ESFs a partir do dia 2 de agosto deste ano.
O prefeito e a secretária afirmam que, o local de implantação das novas unidades ainda está sendo estudado, com muita prioridade e atenção pela equipe de saúde para suprir a necessidade da população.
Claudia conclui informando que cada unidade de ESF é responsável por uma área de atendimento de até 4 mil cadastrados, sendo assim com a implantação das novas unidades em torno de 12 mil pessoas serão assistidas por essas equipes.
A equipe mínima da Estratégia de Saúde da Família é composta por: médico clínico geral, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde.
Cláudia disse ainda que o valor do investimento está sendo cotado pela equipe da saúde.