16 JUL 2021
REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE DRACENA RETOMARÁ AULAS PRESENCIAIS
A diretora de Vigilância em Saúde, Aline Andrade e a secretária de Educação Juliana Corrêa
Os profissionais da Educação retomarão presencialmente às unidades escolares no dia 2 de agosto, os alunos da EMEFIs no dia 9 e os alunos de EMEIs no dia 16, do mesmo mês
A Secretaria Municipal de Educação de Dracena realizou durante a última semana, reuniões para tratar questões relacionadas à retomada de aulas presenciais. A primeira foi realizada com os gestores escolares sendo diretores,  vice-diretores e coordenadores pedagógicos de Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Infantil (EMEFIs); diretoras de Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e membros desta secretaria; a segunda com a Comissão de Gerenciamento dos Protocolos de Retorno das Aulas Presenciais, vereadores Maria Mateus, Davi Silva e Danilo Ledo, representantes da Câmara Municipal e membros desta secretaria e a terceira reunião com conselheiros do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (CACS/FUNDEB) e Conselho Municipal de Educação (CME). Também aconteceu um encontro entre a secretária Juliana Corrêa Pereira da Silva e a dirigente regional de ensino – Região de Adamantina Irmes Mary Moreno Roque Mattara.
Presidiram as reuniões, a secretária de Educação Juliana Corrêa Pereira da Silva, acompanhada pela secretaria de Educação adjunta Lurdes Encarnação da Silva que tiveram em pauta esclarecimentos e discussões a respeito do Calendário Escolar informando aos membros sobre período de recesso; explicando quanto à comissão de gerenciamento de protocolos de retorno das aulas presenciais da Secretaria de Educação e também que cada unidade escolar possui sua comissão, por meio do Sistema de Monitoramento COVID-19, para acompanhamento e registro de casos existentes em cada escola; informando sobre o recebimento da recomendação da Promotoria de Justiça local para a organização de cronograma para a retomada aulas presencial; divulgando dados epidemiológicos disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação e apresentando o cenário com relação aos equipamentos de EPIs.
O comitê municipal de educação que é composto por diversos segmentos da sociedade tem papel fundamental nas ações relacionadas ao contexto da pandemia/Covid-19 e votou a favor da retomada de aulas presenciais, com base em esclarecimentos mediantes dados da realidade do município e considerações feitas pela Promotoria de Justiça.
Os profissionais da Educação retomarão presencialmente às unidades escolares no dia 2 de agosto, os alunos da EMEFIs no dia 9 de agosto e os alunos de EMEIs no dia 16 de agosto, conforme cronograma que poderá sofrer alterações de acordo com os dados epidemiológicos.
A secretária Juliana Corrêa Pereira da Silva ressaltou que “a retomada presencial é uma situação nova para a rede e que cada escola possui a sua realidade específica, o que exige um plano individual e cuidadoso por parte de cada unidade”. Destaca também que “a Vigilância Sanitária realizará capacitações para formações referentes protocolos sanitários, bem como vistorias aos prédios da rede, visando maior segurança ao processo de retomada”.
Toda a organização para a retomada de aulas presenciais está firmada na parceria entre Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde/Vigilância Sanitária e Conselho Tutelar, que vem desenvolvendo um trabalho de afinco.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação