24 JUN 2021
SAÚDE
CAPS AD II DE DRACENA TEM TRANSFORMAÇÃO: EM 100 DIAS DE ATENDIMENTO MAIS DE 1.500 ATENDIMENTOS FORAM FEITOS
Fachada foi pintada e recebeu placa de identificação
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS ad II), especializado no tratamento para álcool, drogas e tabaco chegou aos 100 dias de trabalhos nesta nova gestão municipal e com muitas ações importantes a apresentar. O prefeito André Lemos ressalta que é fundamental que o público que procure pelos serviços do CAPS tenha um excelente atendimento e cumprimenta a equipe pelo trabalho que vem sendo desenvolvido na unidade.
A diretora de Atenção em Saúde Mental Joice Leite Barbosa, da unidade informa que em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde conseguiu a reestruturação da equipe do CAPS ad II, sendo que no começo do ano, sete funcionários foram exonerados dos cargos que ocupavam, após decisão judicial do processo nº 2207392-96.2019.08.26.0000/5000, desde gestões passadas.
“Atualmente após a organização da equipe conseguimos estabelecer novos protocolos de atendimento, buscando melhorias para a população dracenense junto com os 12 municípios onde somos responsáveis e ponto de referência por ser o único da Alta Paulista CAPS especializado ad II (tratamento para álcool, drogas e tabaco)”.
Joice diz que hoje a unidade conta com terapeuta ocupacional, que há mais de três anos não tinha. “Estamos realizando grupos terapêuticos relacionados ao tabagismo, onde ofertamos esse serviço para os 12 municípios. Trabalhamos para a realização de oficinas terapêuticas ocupacionais, com a reestruturação do convívio social do paciente, elaboração de projetos, bem como o preparo para a implantação de cursos para os profissionais”.
Em parceria com a Secretaria de Obras foi adequado o prédio do CAPS, refazendo algumas modificações de aceso rápido como, rampas nas portas, pintura nova. “Há mais de dez anos não havia uma pintura adequada, conseguimos colocar placa de identificação da unidade CAPS ad II com informações básicas para melhor esclarecimento a população”.
Joice pontua também que em parceria com o pessoal da Secretaria de Agricultura foram dados os primeiros passos para a implantação de uma horta e espaço para pomar, onde serão plantadas variedade de árvores frutíferas.
“Em 100 dias trabalhados percebemos a união que temos entre os funcionários e com as outras secretarias da administração. Continuaremos esse trabalho em conjunto para melhorar cada vez mais os atendimentos para população Dracena e região”, diz a diretora.
A equipe do CAPS é multiprofissional (atendimento psicossocial e médico) trabalha em conjunto, a fim de chegar a um objetivo comum, promovendo atenção diferenciada, proporcionando um atendimento humanizado.
“Com novas mudanças estamos trabalhando motivações, buscando sempre inovações, realizando acompanhamentos clínicos e a reinserção social dos pacientes, trabalhando o fortalecimento dos laços familiares e o trabalho em rede, com isso, em 100 dias atendemos um total de 1.505 pacientes na unidade CAPS e 4.146 pacientes na unidade Policlínica, na área da saúde mental, sendo que as duas unidades no momento atual trabalham em conjunto subordinadas a mesma diretoria, atendendo as normas das orientações do protocolo perante a pandemia Covid-19”.