22 JUN 2021
ASSISTÊNCIA SOCIAL
SECRETÁRIA BIANCA E O PREFEITO ANDRÉ LEMOS BUSCAM AMPLIAR VIVA LEITE NA CIDADE E OFERECER O VALE GÁS
Secretária e primeira-dama Bianca ao lado da adjunta Karol Tavares, à direita, durante a reunião na Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado
Hoje em Dracena, são atendidas cerca de 400 famílias, através do Viva Leite, objetivo é ampliar o número e ainda oferecer o programa Vale Gás
A secretária de Assistência Social e primeira-dama Bianca Kozan Lemos acompanhada do prefeito André Lemos e da secretária adjunta Karol Tavares esteve na segunda-feira, 21, em São Paulo. Eles cumpriram agenda na Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado, em reunião com a coordenadora de segurança alimentar e nutricional - Cosan/SEDS, Rita de Cássia Quadros Dalmaso e sua equipe Marco Antônio Brabo e Adriana Vieira da Silva.
O objetivo foi requerer o aumento na distribuição de leite, através do Programa Viva Leite e também a inserção da cidade no Programa Vale Gás.
A secretária Bianca pontua: “Pretendemos alcançar um número maior de famílias atendidas no Viva Leite. Na oportunidade, falamos também com Roseli Oliveira Vasconcelos, diretora técnica central de atendimento sobre o programa Vale Gás que não teve alcance neste primeiro momento para Dracena.
Bianca informa que o Viva Leite atende atualmente no município 370 famílias e busca que esse número seja ampliado. Também apresentou pedido para que Dracena seja contemplada com o Vale Gás, podendo ajudar aqueles que necessitam. “Todos os pedidos estão sob análise. Iremos aguardar o posicionamento do Governo”, informa Bianca Lemos.

VIVALEITE
Criado pelo Governo do Estado de São Paulo, em 1999, o Projeto Vivaleite é o maior programa de distribuição gratuita de leite pasteurizado do Brasil. Presente em todo o Estado, o Projeto é responsável pela distribuição de mais de 70 milhões de litros de leite, enriquecidos com Ferro e Vitaminas A e D, o qual beneficia 298.198 pessoas em estado de vulnerabilidade, priorizando as famílias com renda mensal de até 1/4 do salário mínimo per capita. Seu público alvo são crianças, de 06 meses a 05 anos e 11 meses, e idosos acima de 60 anos.
Hoje são 1.515 entidades parceiras do Projeto que distribuem o leite na Capital e Região Metropolitana, além dos 606 municípios conveniados, através das Prefeituras, responsáveis pelos 3.058 postos de distribuição espalhados por todo o Estado.
No total são 196.487 crianças e 101.711 idosos atendidos.

VALE GÁS
Sob a gestão da Secretaria de Desenvolvimento Social, o programa de proteção social promove a transferência de renda para compra de botijão de gás de cozinha (GLP 13kg) às famílias em situação de vulnerabilidade em comunidades e favelas. Com investimento total de R$ 30 milhões, o benefício do Vale Gás pagará 3 parcelas de R$ 100,00 bimestrais, totalizando R$ 300,00.
Serão beneficiadas 100 mil famílias (cerca de 500 mil pessoas beneficiadas) na pobreza e extrema pobreza (renda mensal per capita de até R$ 178,00) inscritas no CadÚnico (sem Bolsa Família), residentes em comunidades e favelas de 82 municípios paulistas.