Professores de Dracena participam do “V Congresso Internacional de Literatura”

Publicado em: 14/08/2017 08:27 - Categoria: Administração
Professores de Dracena participam do “V Congresso Internacional de Literatura”

Evento realizado em Presidente Prudente abordou tema referente as estratégias de leitura do texto literário; Representantes do município apresentaram artigos e lançaram livros

Os professores do projeto “Hora de Leitura”, da rede Municipal de Dracena, participaram do “V Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil (CELLIJ – UNESP)”, realizado em Presidente Prudente. O tema foi “(Trans)formação de leitores: travessias e travessuras”, referente as estratégias de leitura do texto literário.

Durante o evento estiveram presentes palestrantes renomados como Ian Wilkinson (Ohio State University – Estados Unidos); Gilka Girardello, professora da UFSC; José Hélder Pinheiro, professor de Literatura Brasileira na Universidade Federal de Campina Grande (PB); Constanza Mekis (Universidade de Zaragoza, Espanha); Eliane Debus (UFSC); e outros. Além de apresentações culturais, lançamentos de livros, apresentação de trabalhos e pôsteres.

A Secretária de Educação, Profª. Ms. Vanessa Redígolo Castilho, escreveu o artigo “Contos e encantos na Educação Infantil: momentos de aprendizagens significativas” e a Professora Doutoranda Silvana Ferreira de Souza Balsan, da rede municipal de ensino, escreveu o artigo: “O ensino de estratégias de leitura com gênero: histórias em quadrinho e literatura infantil”.  Ambos serão publicados no ebook do Congresso.

Na oportunidade a Profª Doutoranda Silvana lançou os livros “Práticas pedagógicas em textos literários: estratégias de leitura na infância” e “Estrátegias de leitura: reflexões sobre o ato de ler no ensino superior”.

“Estamos sempre em busca de melhorias para Educação e, sem dúvida, a qualificação profissional é um passo fundamental para alcançarmos todos os objetivos. A literatura é de extrema importância na infância e deve ocorrer de maneira lúdica e prazerosa, explorando a fantasia, descoberta e a imaginação”, destacou a Secretária de Educação.